24/06/2008

DETONADO MEGAMAN ZERO 4

INTRODUÇÃO

Houve algumas alterações no sistema de jogo desde Megaman Zero 3, portanto aconselho a checar a seção de INFOR­MAÇÕES abaixo, caso você esteja começando agora.

INFORMAÇÕES

- A nova "arma" do jogo (na verdade, pode-se considerar um acessório) chama-se Z-Knuckle. Com ela, é possível ma­nusear vários dispositivos do jogo, revelando passagens ou liberando itens, mas sua função mais interessante consiste em usar vários objetos do jogo (escudos, sabres, machados, canhões...) e utilizá-los a seu favor, principalmente aqueles utilizados pelos inimigos. A Z-Knuckle também pode ser carregada, e usada como arma de ataque.
- Os cyber elfs tiveram seu sistema alterado radicalmente, agora há uma divisão das três classes separadas por níveis, onde todas as três podem ser usadas simultaneamente. À medida que você evolui uma classe, novas habilidades se reve­larão, e você poderá escolher durante o jogo o nível de cada classe a ser usada. Mas lembre-se de que, à medida que você utiliza classes de nível superior, passará a haver uma penalização na pontuação final de cada missão.
- Agora ao selecionar uma fase no mapa, você também tem a opção de escolher as condições de tempo (dia ensolarado, nevando, nublado ou com tempestade), tais condições afetam não só os eventos da fase, mas também o comportamento dos chefes.
- Há um novo sistema de uso das "Parts", com uma combinação de chips, para ativar novas habilidades de cabeça, corpo ou pernas, ou mesmo obter chips mais raros necessários para outras combinações. Fale com Cerveau sempre que quiser realizar combinações das partes e adquirir novos chips.
- Houve uma alteração no sistema de Ex-Skills, agora obter as habilidades dependerá da condição do tempo de cada fa­se. Confira abaixo uma relação descrevendo informações sobre as Ex-Skills.

EX-SKILLS

- Time Stopper: Consiga vencendo Purpura Cockapetri em condições de tempo ensolarado. Dispare um tiro carregado para paralisar os inimigos.
- Tractor Shot: Consiga vencendo Mino Magnaxe em condições de tempo com trovões. Novo efeito do Z-Buster carre­gado.
- Burning Shot: Consiga vencendo Sol Titanian em condições de tempo ensolarado. O tiro carregado explode ao colidir com obstáculos ou inimigos.
- Ice Javelin: Consiga vencendo Tech Kraken em condições de tempo com neve. O ataque carregado com o Z-Buster re­velará uma lança de gelo que congela os inimigos no ataque.
- Tsuibangeki: Consiga vencendo Noble Mandrago em condições de tempo ensolarado. Faça o comando "baixo + ata­que" quando estiver no ar para executar um ataque para baixo.
- Buraitotsu: Consiga vencendo Pegasolta Ekrel em condições de tempo nublado. Execute um ataque com o sabre du­rante o dash, para um ataque baseado em eletricidade.
- Shouenga: Consiga vencendo Heat Gemblem em condições de tempo ensolarado. Execute o comando "cima + ataque" para realizar um movimento ascendente de fogo com o sabre.
- Shougetsujin: Consiga vencendo Fenrir Lunaedge em condições de tempo com neve. Fazendo o comando "baixo + ataque" no chão, você lançará uma onda de gelo pelo chão.

CHIPS E COMBINAÇÕES COM PARTS

CHIPS DA CABEÇA

Nome
Descrição
Parts necessárias

Auto Charge
Carrega as armas automaticamen­te.
Valiant+Missile, Sundozer, Raiken, Raiken

Auto Recovery Level 1
Quando parado, recarrega energia a cada 3.5 segundos.
Popplan, Valiant+Fencer

Auto Recovery Level 2
Quando parado, recarrega energia a cada 3.0 segundos.
Popplan, Valiant+Fencer, Ark Can­non

Auto Recovery Level 3
Quando parado, recarrega energia a cada 2.5 segundos.
Popplan, Valiant+Fencer, Ark Can­non, Pantheon+Corpse

Quick Charge Level 1
Reduz o tempo em carregamento em 5/6 do normal.
Beamwalker, R+B Cannon

Quick Charge Level 2
Reduz o tempo em carregamento em 2/3 do normal.
Beamwalker, R+B Cannon, Hikya­runikosu B

Quick Charge Level 3
Reduz o tempo em carregamento em 1/2 do normal.
Beamwalker, R+B Cannon, Hikya­runikosu B, Serpent+Gear

Auto Filling
Recarrega a munição da Z-Knuc­kle a cada 10 segundos.
Bombsect, Molgul, Grachal, Mega­mezone

Weapon Plus
Adiciona mais uma munição à Z-Knuckle.
Bombsect, Bombgal, Valiant+Fire, Triaformer

CHIPS DO CORPO

Nome
Descrição
Parts necessárias

Absorb
Absorve o dano tomado, evitando de ser empurrado.
Axeroid, Gyro Attacker, Ceramic Titanium

Rolling
Ativa os ataques giratórios com os comandos cima+pulo e baixo+dash durante um ataque.
Maulroid, Lamproid X, Teribomb, Ceramic Titanium

Erase
Dá ao Z-Saber a capacidade de destruir tiros de energia.
Minicraban B, Minicraban R, Ee+Laser, Ceramic Titanium

Strong
Contato com espinhos ou lava não serão letais e causarão dano 10.
Gan+Ga+Gahn, Ceramic Titanium

Stronger
Contato com espinhos ou lava não serão letais e causarão dano 8.
Gan+Ga+Gahn, Megamezone, Ce­ramic Titanium

Strongest
Contato com espinhos ou lava não serão letais e causarão dano 6.
Gan+Ga+Gahn, Megamezone, Ne­edballoon, Ceramic Titanium

Reflect
Dá ao Z-Saber a capacidade de re­fletir tiros de energia.
Gyro Attacker, Refbeamer, Ceramic Titanium

Extend
Aumenta o tempo de invencibili­dade.
Bomaider, Hecrysta, Eledeserter, Ceramic Titanium

Elf
Aumenta a capacidade dos elfs em 1 ponto.
Pure Elf, Metall, Beeneran, Ceramic Titanium

CHIPS DAS PERNAS

Nome
Descrição
Parts necessárias

Quick
Aumenta a velocidade ao andar em 25%.
Cerberus, Cerberus, Cerberus

Double Jump
Ativa o pulo duplo.
Faitar, Gan+Ga+Gahn, Gyro Can­non H, Cannon Hopper

Splash Jump
Dá a capacidade de pular na su­perfície da água.
Krio Neon, Yadokaroid, Medyu Hopper

Spike-Type Ice
Evita que se escorregue no gelo.
Needballoon, Cross Vine, Krio Neon

Spike-Type Wind
Evita ser levado pelo vento.
Valiant+Claw, Popplan, Glass Can­non

Frog
Reduz a velocidade de escorrega­mento nas paredes.
Magnepa N, Magnepa S, Keroshu

Obs.: Para o obter um sub-tank, realize a combinação Faitar, Megamezone, Valiant+Fire, Ceramic Titanium e vá falar com Hirondelle.

A ESTRATÉGIA

- 1ª Etapa

Missão 1: Procure por itens escondidos dentro dos vagões. Aconselho a começar utilizando a Z-Knuckle nesta fase ini­cial, e já entender o funcionamento do acessório.
Chefe (Centro de controle): Quando o "olho" deste chefe ficar azul, prepare-se para executar alguns dashes e escapar dos lasers que ele irá disparar, mas você pode anular este ataque usando a Z-Knuckle e arrancando os fios azuis que se encontram na parte baixa do chefe. Quando ficar vermelho, atente-se para as direções dos raios pela sala e posicione-se em um local adequado para não ser atingido.

Com o fim da missão, e depois de toda a conversa, vá falar com Cerveau no laboratório, é lá que você terá que ir para combinar os chips e obter novas parts. Se quiser, fale com Alouette na sala 001 para aprender mais sobre os Cyber elfs. Retorne para falar com Ciel e prepare-se para a próxima missão.

Missão 2: Comece a coletar alguns chip para combinação, assim como E-Crystals e começar a evoluir seus elfs.
Chefe (Carnage Force 0): Mantenha distância de seus punhos. Quando ele executar o ataque com os misseis, dirija-se para as partes mais baixas da sala, protegendo-se com as plataformas. Execute comandos carregados, ou mesmo combinações de Z-Buster seguidos de ataques triplos com o sabre (combinações como essa te ajudarão durante todo o jogo).

Vá para o lado de fora, e fale com o sujeito que se encontra do lado direito da área. Ele te deixará passar para falar com o pessoal do acampamento. Depois de toda conversa, de volta à sala de comando, as novas missões estarão disponíveis. Lembre-se de alterar as condições de tempo para cada fase, para conseguir as Ex-Skills.

- 2ª Etapa

* A ordem das fases seguida abaixo não é obrigatória.

Missão 3: Para o tempo nublado, a força do vento e algumas nuvens irão dificultar seu trajeto pela fase, então tome cuidado antes de cada pulo. Se você tiver a habilidade do pulo duplo, use-a para alcançar os locais mais altos da fase, e coletar todos os itens que encontrar.
Sub-chefe (Sky Rarrier E): Utilize ataques baseados em gelo, caso já possa realizá-los. O Z-Buster carregado é o mais recomendável contra ele, use então o sabre enquanto carrega seus tiros. Quando ele avançar com tudo em sua direção, acerte-o com o ataque triplo do Z-Saber.
Chefe (Pegasolta Ekrel): Sempre que ele soltar dois sabres de eletricidade no chão, evite ficar no meio deles para não ser atingido. Quando ele formar uma corrente em V com eletricidade, fique na plataforma do meio e execute um dash no momento certo. A melhor forma de enfrentá-lo é mantendo distância, acertando-o com Z-Buster carregado, ou mesmo o sabre nos momentos em que ele se aproximar. O uso de ataques baseados em gelo são fortes contra ele.

Missão 4: Evite ficar muito tempo nos locais de calor, pois se o identificador chegar a 100 % você será prejudicado. Quando chegar à grande sala vertical, você encontrará duas portas acima, no lado esquerdo. Entre primeiro na inferior e destrua o gerador (haverão outros geradores como esse pela fase, procure destruir todos), a porta superior o levará ao sub-chefe.
Sub-Chefe (Tiareen): Destrua sua barreira o mais rápido que puder. Depois ele executará disparos em um ataque circular. Use continuamente a parede para passar por cima dele e evitar o ataque, sempre atacando com o sabre em momentos fixos.
Chefe (Sol Titanian): O ataque com fogo pode ser facilmente desviado com um dash. Quando ela se preparar para soltar as armas giratórias, destrua-as o mais rápido que puder (use o Z-Saber carregado). Contra a bola de energia, mova-se rapidamente para sair de seu caminho, e use o pulo para desviar dos pedaços que se espalham. O melhor aqui é usar o Z-Buster para ataques à distância, e o sabre carregado sempre que tiver a oportunidade de acertá-la com o ataque.

Missão 5: Explore bem as áreas desta fase, pois existem várias passagens que podem ser reveladas, mas tome cuidado com os espinhos que também estão presentes em várias partes
Sub-Chefe():
Energy-Tank: Depois de descer pelo longo caminho com espinhos, que contém Energy Crystals, siga para a sala seguinte. Lá você encontrará os inimigos vermelhos com hélices, avance e destrua o segundo inimigo na parte inferior, e use sua hélice para alcançar a área mais alta com o Energy-Tank.
Chefe (Noble Mandrago): Use a parede para evitar seu ataque giratório. Destrua os inimigos que ela soltar, pois isso poderá se tornar um problema se eles se acumularem na sala. Desvie das "geléias" que ela solta em sua direção, ou mais inimigos chegarão para te infernizar. O melhor a usar é o ataque triplo com o Z-Saber, e utilizar o Z-Buster carregado para destruir os inimigos que surgirem.

Missão 6: Avance com cuidado no início da fase, pois existem vários inimigos para te atrapalhar até o sub-chefe.
Sub-chefe (Sky Rarrier F): Alguns de seus ataques são similares aos de Spy Rarrier E, e a estratégia contra ele também. Tome cuidado com a bola flamejante que se transforma em um turbilhão de fogo ao tocar o chão, use o dash o máximo possível para evitar ser atingido.
Na segunda parte da fase, avance e sempre procure um lugar seguro nos intervalos para evitar a poderosa rajada de fogo.
Chefe (Heat Genblem): Atente-se sempre para a possibilidade de ele se transformar em uma roda de fogo e ir com tudo em sua direção, rebatendo nas paredes. Ele também pode executar um ataque giratório com o laser, contra isso use a parede para desviar passando por cima, acertando-o se tiver a chance. Quando ele usar o ataque de fogo em ondas, mantenha-se bem próximo para evitar e use o ataque triplo com o Z-Saber.

Missão 7: Ao chegar no acampamento, entre nas barracas para salvar os integrantes da equipe.
Chefe (Craft): Este pode te dar um pouco de trabalho, é aconselhável vir com Energy-Tanks cheios para auxiliá-lo. Quando ele mirar com um laser vermelho, procure passar por cima dele e evitar o raio que virá logo em seguida, mas caso isso não seja possível (ele pode se encontrar em um dos cantos da tela) arrisque-se com um dash no momento certo para evitar o ataque. Atente-se para o ataque com a faca, pois ela realmente causará dano se empurrá-lo a uma longa distância. Destrua os misseis assim que ele soltá-los. Os projéteis que explodem e se dividem em partes menores podem facilmente ser destruídos com o Z-Buster. O melhor contra ele é o ataque triplo do Z-Saber, portanto acerte-o com o combo o máximo que puder.

Missão 8: Esta fase contém vários power-ups espalhados, aproveite-os para recarregar seus Energy-Tanks.
Chefe (Hell the Giant): O que mais irá te atrapalhar aqui são os blocos que caem do teto. Memorize o padrão de seus ataques, usando o dash para escapar deles, facilitando o seu trabalho. A todo tempo carregue suas armas e ataque nos momentos mais adequados.
Depois de vencer o chefe, você ainda terá que passar por um longo caminho pela fase. Use o Z-Buster carregado para destruir vários inimigos e liberar caminho.

- 3ª Etapa

Missão 9: A segunda parte da fase pode se tornar um pouco chata. Atente-se para as áreas de campo gravitacional, ativando os campos nas cápsulas azuis ou rosas. Ative o campo adequado, evitando complicar ainda mais seu caminho.
Sub-Chefe (Crabbanger NS): Fácil, use exaustivamente ataques com o sabre até acabar com ele.
Chefe (Mino Magnaxe): Ele será um chefe fácil, se você souber o momento certo para se aproximar e acertar com o ataque triplo do Z-Saber. Quando ele soltar a esfera magnética que puxa todo o lixo, aproxime-se e acerte-o o máximo que puder com o combo. Nos outros momentos, mantenha distância e acerte-o com o Z-Buster carregado. Um ataque perigoso é quando ele se divide em várias partes, exigindo de você uma certa agilidade para desviar de seus membros.

Missão 10: No início, a fase apresenta dois caminhos para seguir. Logo depois da seção com escadas no começo, há um local de descida que pode estar bloqueado pelo gelo, neste caso, utilize ataques baseados em fogo (Shouenga ou Burning Shot) para liberar o caminho.
Sub-chefe (Giabank): Use o Z-Saber carregado para acertar todas as 4 partes do chefe de uma só vez, e o Z-Buster para destruir as rodas que virão em sua direção.
Energy-Tank: Inicialmente, pegue o caminho inferior no início da fase (comentado acima), e logo depois da seção com escadas rolantes, atente-se para o robô que carrega um cartão de acesso. Use a Z-Knuckle para conseguir o cartão, siga caminho pela fase enfrentando o sub-chefe, passando pela área do elevador até avistar uma porta bloqueada por uma barreira elétrica. Use então o cartão de acesso para destravar a porta, e liberar a passagem para o Energy-Tank.
Chefe (Fenrir Lunaedge): Ele sem dúvida é o chefe mais rápido que você já encontrou no jogo até agora. Portanto, agilidade é um ponto crucial neste combate. Carregue o Z-Buster e combine seus disparos com o ataque triplo do Z-Saber, causando o maior dano possível. Seus ataques existem muita atenção e um bom uso do dash, já que o chão de gelo irá atrapalhar muito sua tarefa. Use as paredes para evitar as lâminas de gelo que ele lançar, e não hesite em usar um Energy-Tank quando precisar.

Missão 11: Você terá 140 segundos para passar pela primeira parte da fase. Comece descendo 5 ou 6 níveis, depois siga pela direita, e volte a descer alguns níveis. Se for pelo caminho certo, você encontrará uma porta cinza, que o leva até o sub-chefe.
Sub-chefe (Sky Rarrier E): Mesma estratégia dos outros dois enfrentados anteriormente. Use o dash ou pulo para esquivar-se das farpas de gelo. Use ataques baseados em fogo para causar um maior dano contra ele.
Chefe (Tech Kraken): Preocupe-se mais em desviar dos projéteis e raios que ele disparar. Quando ele sumir, tome cuidado com seus ataques que podem vir de qualquer direção. Use ataque carregados , também aqueles baseados em fogo como o Shouenga, causando um dano considerável.

Missão 12: Nas áreas com os blocos móveis tenha atenção, ou acabará sendo esmagado. No meio da fase ocorrerá um evento em que você deverá destruir vários dispositivos espalhados pelo local.
Chefe (Pupla Cockapetri): Ele parece um adversário fácil no começo, mas a situação pode complicar se você não eliminá-lo rapidamente. A maioria de seus ataques podem ser evitados com movimentos rápidos. Use o combo com o Z-Saber, e o Z-Buster para atacar à distância.

- 4ª Etapa

Missão 13: A maior parte da fase consiste de plataformas e áreas repletas de espinhos. Você terá que ser rápido e cuidadoso durante todo o trajeto. Você pode tanto ficar em cima de tais plataformas como se fixar e ficar abaixo delas.
Chefe (Craft): Apresenta os mesmos ataques do último combate. Seu novo ataque é um rasante com o laser, que pode ser desviado se você ficar o mais afastado possível dele, no limite da tela, use então um pulo quando ele estiver próximo e avance. O ataque triplo com o Z-Saber continua sendo a melhor opção para vencê-lo.

Missão 14: Você terá que seguir pelos quatro caminhos (não importa a ordem), e usar o Z-Knuckle para ativar a alavanca no final de cada um deles. Ao ativar todas as 4, o chefe surgirá na sala principal. Lembrando que, na sala em que se encontram as alavancas, você pode aproveitar para destruir os inimigos, coletando power-ups e carregando seus Energy-Tanks.
Chefe (Random Bandom): Uma luta fácil. Destrua os hexágonos, à medida que eles surgem na tela. Acerte-o com ataques carregandos com o Z-Saber e Z-Buster, e eliminá-lo será uma questão de tempo.

Um novo ponto indicando um caminho para Ragnarok estará disponível no mapa. Ele o levará à missão 15.

Missão 15: A fase, apesar de longa, não apresenta nada em especial. Apenas use as plataformas para passar pelos lon­gos buracos no caminho.
Chefe (Cyball): Use as plataformas para desviar do chefe, quando ele vier em sua direção. Contra o ataque das 4 esfe­ras, apenas mantenha distância, e evite ser atingido. Quando ele liberar três esferas-gelatina, acerte-as para afastá-las. Use ataques carregados com o Z-Saber e o Z-Buster.

Com o fim da missão, a fase final de Ragnarok estará disponível. Aproveite para retornar a alguma fase, carregar seus Energy-Tanks e coletar algum item que foi esquecido.

Missão 16: Depois de passar pela primeira parte, como de costume, você terá que enfrentar todos os 8 chefes novamen­te. Não tem segredo, as estratégias são as mesmas usadas anteriormente. Só tenha seus Energy-Tanks carregados, para caso de emergência.
Chefe (Dr. Weil): Ele virá com uma variedade de ataques. Contra o ataque com as rochas, use o Z-Saber para destruir todas elas, mas com o Z-Buster carregado este trabalho ficará mais fácil. O ataque com as pequenas bolas pode ser fa­cilmente desviado com pulos seguidos de dash. Quando ele se dividir em vários, mantenha-se abaixo da sombra dife­rente, que se tornará o verdadeiro Weil, pois ele irá jogar várias adagas no chão logo em seguida, destrua as adagas (você também pode usá-las como arma utilizando a Z-Knuckle). Seu ataque mais perigoso corresponde à invocação de quatro de seus seguidores de MMZ3, realizando uma seqüência de ataques que exigirão muita agilidade para serem evi­tados.
Chefe Final (Dr. Weil - 2ª forma): Para facilitar um pouco o combate, equipe a Ex-Skill Burning Shot, assim você pode­rá acertar Weil com disparos de Z-Buster carregado, mesmo que ele esteja utilizando a proteção. As três bolas verme­lhas que ele solta poderão ser destruidas com um único ataque carregado do Z-Saber. Quando ele liberar hexágonos ver­des, destrua-os rapidamente, ou você terá que se mover rápido para se soltar de algum que consiga capturá-lo, e evitar receber um ataque direto do laser. Contra a seqüência de lasers, use o dash quando o primeiro laser se aproximar de você, depois rapidamente pule e se segure na ponta do grande chifre de Weil, evitando o segundo laser. O Z-Saber car­regado faz o melhor papel neste combate, portanto use o ataque para acertar Weil quando ele estiver desprotegido.

MEGAMAN ZERO 4 - DICAS

- MODO DIFÍCIL

Termine o jogo, e o modo Hard estará disponível.

- MODO ULTIMATE

Termine o jogo conseguindo TODAS as 51 parts do jogo, e evoluindo seus Cyber Elfs ao máximo. Feito isso, o modo Ultimade será habilitado.

- HABILITANDO OS MINI-GAMES

Elf Chase: Termine o jogo sem criar nenhuma combinação de parts.
Busy Basket: Termine o jogo no modo difícil.
Plant Panic: Termine o jogo em modo Normal ou Hard sem evoluir nenhum de seus cyber elfs sequer 1 vez.
Magma Border: Termine o jogo contendo o banco de dados completo.
Hammer Harvest: Termine o jogo em menos de 1 hora.
Wood Chopping: Termine o jogo obtendo Rank S em todas as missões.
Energy Laboratory: Complete todos os mini-games com pontuação máxima.

----------

fonte:http://www.megarockman.hpg.ig.com.br/passo_mmz4.htm

2 comentários:

Ralf9k disse...

FALA UMA RECEITA

Anônimo disse...

Howdy would you mind letting me know which web
host you're using? I've loaded your blog in 3 completely different browsers and I must
say this blog loads a lot faster then most. Can you
recommend a good internet hosting provider at a fair
price? Many thanks, I appreciate it!

Also visit my web-site: uk pay day loan