24/06/2008

DETONADO MEGAMAN ZERO 3

INTRODUÇÃO

Enfim chega o terceiro game da série Megaman Zero 3, a história continua interessante, e os desafios não deixam nada a desejar. Houve uma série de mudanças com relação ao game anterior, dê uma olhada nas INFORMAÇÕES para começar se dando bem no jogo.

INFORMAÇÕES

- As armas não evoluem mais, elas já estão em seu nível máximo.
- Há uma nova arma no jogo (a Chain Rod foi removida), a Recoil Rod, que com certeza será de grande ajuda. Com ela você pode atacar em 8 direções diferentes, além disso, carregue-a ao máximo e execute um ataque para baixo (acertando o chão), você será arremessado para cima, obtendo um alcance maior do que o pulo convencional. Seu ataque carregado é capaz de deter ataques de alguns chefes.
- O sistema de Ex Skills continua, cada uma obtida com um chefe, vença-os com um Rank A ou S para habilitar a respectiva Ex Skill.
- Os chips Elementais também continuam.
- As formas (Forms) do último game foram removidas (na verdade alteradas), agora você conta com a ajuda dos chips especiais para armadura (Armor Chips). Divididos em 3 partes (cabeça, tronco e pernas), cada parte com seus tipos, e cada tipo com sua função especial. Você confere maiores informações sobre os Armor Chips mais abaixo.
- Para os elfs, continua a evolução a partir dos Energy Crystals. Porém, os elfs foram divididos em 2 categorias: 1) Satellite (1 e 2) - Os elfs equipados neste modo voam ao redor de Zero, ativando um efeito momentâneo. 2) Fusion - Neste modo, os elfs se fundem a Zero, ativando um efeito permanente, porém tais elfs morrem ao serem usados neste modo.
- O método de coletar itens mudou, a busca agora é por Discos (Secret Discs), eles podem ser conseguidos com os inimigos, em locais escondidos e dentro de pequenas caixas espalhadas pelas fases. Tais Discos podem conter não apenas elfs e Armor Chips, mas também informações gerais e sobre inimigos e personagens. E só para completar, existem 10 Discos em cada fase, com exceção da Base, que contém 20 Discos.
- Uma outra novidade no jogo é o Cyber Espaço, nas fases você irá se deperar com portas azuis (de aparência holográfica). Ao entrar nelas, você irá ativar o Cyber Espaço (as fases ficarão com uma aparência esverdeada), com isso todos os Cyber Elfs coletados até o momento ficarão ativos.
- Sobre o Rank, seguem algumas dicas para mantê-lo em seu nível elevado: 1) Procure não usar elfs, eles diminuem DRASTICAMENTE seus pontos no final das missões; 2) Não demore demais nas missões; 3) Procure não perder muita energia, e, de preferência, NÃO MORRA NAS MISSÕES, isso reduz bastante seus pontos; 4) Como o Cyber espaço afeta o uso dos elfs, ativá-lo também afetará seus pontos.

O MENU
Ao entrar no menu, pressione os botões L ou R para alternar para as telas de configuração, Ex Skills e Cyber Elfs. Na tela de Cyber Elfs, a primeira e segunda opções selecionam os elfs para o modo Satellite, já a terceira para o modo Fusion, a quarta opção serve para alimentar e evoluir seus Cyber Elfs com os Energy Crystals, e por fim a quinta opção lista todos os Cyber elfs usados até o momento.

OS ARMOR CHIPS
São ativados a partir das três seções do lado direito do menu principal. Você já começa com um de cada tipo, que são os básicos do personagem. Confira abaixo a função cada Chip e como consegui-los:

* Head Chips (Cabeça)
-- Capacete com barras verdes: Restaura sua energia aos poucos, ao ficar parado. Consiga-o adquirindo o Disco 002.
-- Capacete com bolas de energia: Carregamento automático das armas. Consiga-o adquirindo o Disco 001.
-- Capacete com Raios: Reduz o tempo de carregamento das armas. Consiga-o adquirindo o Disco 003.

* Body Chips (Tronco)
-- Com asa: Permite andar em outros tipos de superfície superfícies (areia, por exemplo). Consiga-o vencendo Deathtantz Mantisk.
-- Cinza: Evita o personagem de ser epurrado ao receber um ataque. Consiga-o vencendo Tretista Kelverian.
-- Fogo: Ativa a elemental do fogo. Consiga-o vencendo Blazin' Flizard.
-- Gelo: Ativa a elemental do gelo. Consiga-o vencendo Chilldre Inarabbita.
-- Raio: Ativa a elemental da eletricidade. Consiga-o vencendo Hellbat Schilt.

* Leg Chips (Pernas)
-- Pé com seta: Pulo duplo. Consiga-o vencendo Cubit Foxtar.
-- Pé com seta e círculo: Dá a habilidade de pular na superfície da água. Consiga-o adquirindo o Disco 005.
-- Pé na vertical: reduz o escorregamento nas paredes. Consiga-o adquirindo o Disco 004.
-- Pé na superfície de gelo: Você conseguirá andar no gelo sem escorregar. Consiga-o vencendo Glachier Le Cactank.
-- Boneco executando um dash: Você será inatingível ao executar um dash. Consiga-o vencendo Volteel Biblio.
-- Pé executando um dash: Aumenta a velocidade ao caminhar. Consiga-o vencendo X MK2.
-- Pé com contorno verde: Ativa a habilidade de todos os Leg Chips. Consiga-o adquirindo o Disco 006.

AS EX-SKILLS

* A ordem das Ex-Skills abaixo será da esquerda para a direita, partindo da primeira (superior esquerda) à última da lista (inferior direita), com relação à tela de menu do jogo.

Reflect Laser: Você consegue vencendo a cópia X MK2. Esta habilidade modifica o Z-Buster carregado (sem elementais equipadas) para um tiro laser, que muda de direção ao atingir um obstáculo.

V Shot: Você consegue vencendo Volteel Biblio. Ao equipar a elemental da eletricidade, o Z-Buster será duplicado em 2 disparos em forma de V, isto também afeta o disparo carregado.

Burst Shot: Você consegue vencendo Blazin' Flizard. Equipe a elemental do fogo para tornar explosivos os tiros de Z-Buster carregados.

Blizzard Arrow: Você consegue vencendo Blizzack Stagroff. Equipando a elemental do gelo, o tiro carregado do Z-Buster é transformado em 3 tiros congelados.

Reppuugeki: Você consegue vencendo Tetresta Kelberian. Modifica o ataque do sabre durante o dash por um golpe com maior alcance e que causa um maior dano.

Rakusaiga: Você consegue vencendo Hellbat Schilt. Quando estiver no ar, pressione "baixo + ataque" para realizar um ataque para baixo com o sabre. Este ataque ganha efeito se combinado com a elemental da eletricidade.

Tenretsujin: Você consegue vencendo Hanumashin. Faça o comando "cima + ataque" para realizar um ataque ascendente com o sabre. Este ataque ganha efeito se combinado com a elemental do fogo.

Zaneidan: Você consegue vencendo Chilldre Inarabbita. Ao fazer o comando "baixo + ataque" quando estiver no chão, Zero usará o sabre para liberar um ataque triangular com um alcance médio, que pode atravessar paredes e inimigos. Combine com a elemental do gelo para ganhar alcance máximo no ataque.

Thousand Slash: Você consegue vencendo Deathtantz Mantisk. Equipe a Recoil Rod e aperte o botão de ataque rapidamente para executar ataques múltiplos com a arma.

Soul Launcher: Você consegue vencendo Cubit Foxtar. Carregue a Recoil Rod e execute um ataque para cima, isso fará a arma liberar uma bola de energia que se dividirá em 4 ao tocar o teto ou depois de uma certa altitude.

Crawl Shield: Você consegue vencendo Anubistepp Necromances. Esta habilidade modificará o ataque carregado com o Shield Boomerang. Equipe a elemental do gelo para obter um novo efeito.

Circular Shield: Você consegue vencendo Glachier Le Cactank. Mantenha pressionado o direcional para baixo ao executar um ataque carregado com o Shield Boomerang, isso fará com que a arma fique circulando em torno de você, como proteção. Equipe a elemental do gelo para aumentar o tempo de proteção da arma.

A ESTRATÉGIA

- 1ª Etapa

Missão 1: Siga o seu caminho, coletando todos os discos que puder (lembre-se que há 10 em cada fase), destruindo os inimigos e abrindo as caixas que encontrar pelo caminho.
Discos da fase: 007, 024, 037, 050, 101, 111, 133, 140, 156, 158.
Chefe (Omega): Relativamente fácil, carregue suas armas ao máximo e acerte o seu corpo sempre que tiver chance. Seus ataques não são tão preocupantes, apenas mantenha-se a uma certa distância quando ele for usá-los.

Ao chegar à base, a primeira coisa a fazer é seguir pela direita, entrar no laboratório e falar com o Cientista. Ele lhe entregará as armas Shield Boomerang e Recoil Rod. É também com ele que você visualiza o banco de dados de Discos, confere as informações e ativa as funções de cada um.
Procure pelos Discos espalhados pela base, e lembre-se de sempre falar com as pessoas em diferentes momentos do jogo, já que nem todos os Discos da base estarão disponíveis no início.
Ao terminar a exploração na base, vá falar com Ciel e ela indicará as 4 primeiras missões.

Discos encontrados na base: 023, 044, 058, 092, 099, 106, 107, 116, 165, 166, 167, 168, 169, 170, 171, 172,173, 174, 175, 176.

* Obs.: A ordem seguida nas missões correspondem à da esquerda para a direita da tela de seleção de missões, porém, tal ordem não é obrigatória.

Missão 2: Atenção às áreas com lava, nem é preciso avisar que um erro pode ser fatal. Tente usar a arma Recoil Rod carregada para empurrar obstáculos e abrir novos caminhos.
Discos da fase: 008, 026, 047, 072, 073, 102, 114, 141, 146, 152.
Chefe (Blazin' Flizard): Apresenta ataques baseados em fogo, o mais perigoso é o do "lança-chamas", permaneça na área mais elevada da tela para evitar este ataque. Contra os demais, é só ficar atento aos seus movimentos, e nunca ficar próximo demais dele. Use armas carregadas, adicionada à elemental da eletricidade (caso já a possua).

Missão 3: Atenção às áreas com espinhos. Use os blocos de gelo para subir até a superfície e acessar outras áreas.
Discos da fase: 005, 009, 049, 059, 075, 079, 113, 156, 160, 161.
Sub-chefe (Seraph Pantheon): Ele não será problema se você estiver atento aos seus ataques. Contra o ataque do laser, provavelmente o mais preocupante, fique em um dos cantos superiores da tela para evitá-lo. Esteja sempre carregando e usando suas armas contra ele.
Disco 005: No início da fase, desça pelo primeiro buraco e use a Recoil Rod carregada para destruir o bloco à esquerda e abrir caminho para o item.
Chefe (Chilldre Inarabbita): Use armas carregadas e combinadas à elemental do fogo, e esteja sempre pronto para pular e escapar do ataque com a lâmina de gelo. Sempre que ele sumir da tela, prepare-se para executar um dash e sair de seu alcance use o sabre para destruir os objetos e mísseis.

Missão 4: Seja paciente nesta fase, o caminho é cheio de obstáculos.
Discos da fase: 012, 052, 053, 084, 093, 100, 104, 115, 131, 147.
Chefe (Hellbat Schilt): Use a combinação de elemental do gelo contra ele. Seus ataques são simples e fáceis de se esquivar. Mantenha-se sempre abaixo dele (e de preferência, mova-se para uma posição de costas para ele), esperando qual ataque ele irá usar.

Missão 5: Use as armas carregadas com a elemental do fogo para queimar as folhas e revelar portas e passagens secretas.
Discos da fase: 001, 013, 028, 039, 048, 067, 074, 112, 135, 145.
CD 001: No início da fase, avance e chegue ao nível mais alto da primeira grande área, destrua o tronco da árvore com um ataque de fogo e entre na porta que estava escondida por trás do tronco. Dentro da passagem, use o Recoil Rod carregada para destruir o bloco no fim do caminho e liberar passagem para o Disco.
Sub-chefe (Minhoca robô); O melhor a fazer aqui é ter paciência, acerte a parte verde na área central do seu corpo usando armas carregadas, até destruí-la por completo.
Energy-Tank: Na área dos robôs que jogam bombas, use o Recoil Rod carregado junto com o pulo duplo para alcançar a parte superior-esquerda do local, lá você encontrará o item.
Chefe (Deathtantz Mantisk): Este provavelmente é o mais preocupante dentre os 4 primeiros chefes. Sua agilidade será de vital importância aqui. Use e abuse de dashes e super pulos neste combate. A arma Recoil Rod carregada ajudará a deter seus ataques.

Missão 6: Explore bem a primeira parte da fase, todo os discos estão localizados nesta área. Na segunda parte da fase, é bom ser rápido, ou será deixado para trás junto com as partes da nave.
Discos da fase: 021, 030, 055, 057, 090, 098, 117, 127, 138, 139.
Chefe (Bebês Elfs): O aconselhável aqui é concentrar uma arma para cada elf, facilitando o seu trabalho. Cada um apresenta um tipo diferente de ataque, mas também podem executar ataques combinados. Evite ficar no meio da tela, ou correrá o risco de ser atingido por um ataque combinado.

Depois das cenas e diálogos, prepare-se para rever alguns inimigos pentelhos que te infernizaram durante o primeiro jogo da série.

- 2ª Etapa

Missão 7: A areia movediça será um problema aqui, você pode equipar a Armor Chip para superfícies e resolver este problema.
Discos da fase: 022, 031, 065, 085, 089, 091, 105, 118, 153, 154.
Sub-chefe (Minhoca do deserto): Sem segredos, use tudo o que puder contra ela. Os objetos que caem do céu podem deixar itens ao serem destruídos.
Chefe (Anubis Necromancess): Seus ataques não mudaram muito com relação ao primeiro jogo. Use ataques carregados e combinados à elemental do gelo. Escale os sarcófagos o mais rápido possível para não ser esmagado.

Missão 8: Use ataques com fogo para queimar as folhas das árvores e revelar área secretas da fase. Na segunda parte da fase, dentro da base, use o Recoil Rod para empurrar os pequenos blocos para os botões e mover os grandes blocos, abrindo passagem.
Discos da fase: 002, 014, 040, 063, 071, 076, 108, 119, 134, 157.
Disco 002: Na primeira parte, ainda na floresta, siga pelo caminho mais elevado, abrindo passagem com o fogo. Encontre o Disco na parte superior, no final do percurso.
Energy-Tank: Dentro da base, esteja atento a um local com espinhos, localizado entre um bloco (à esquerda) e um Disco (à direita). Alcance a área superior a este local (logo acima do Disco) e use o Recoil Rod ou o pulo duplo para alcançar o grande bloco móvel na parte superior esquerda. Mais acima você encontrará uma pequena passagem à esquerda, lá estará o E-Tank.
Chefe (Hanumachine): Contra ele, use armas combinadas à elemental da eletricidade. Uma grande ajuda aqui é usar o Recoil Rod carregado, isso anulará temporariamente seus ataques. Quando ele se transformar em uma bola de fogo, o melhor a fazer é se afastar, e acertá-lo sempre nos intervalos disponíveis do ataque.

Missão 9: Equipe o Armor Chip que evita deslizar no gelo, isso ajudará bastante nesta fase.
Discos da fase: 015, 032, 035, 066, 068, 109, 120, 128, 132, 136.
Chefe (Blizzack Stagroff): Evite ficar perto deste cara. Apenas concentre seus ataques combinados ao elemental do fogo, e use a arma Z-Buster carregada para atacar à distância. Sempre que ele usar o raio de gelo, fique na área mais elevada da sala, ou arrisque-se e tente atingi-lo o máximo que puder, tomando cuidado com os projéteis que ele dispara por dentro do raio.

Missão 10: Boa parte da fase vem acompanhada de um caminho com espinhos e bombas, vá com cuidado e pense bem antes de dar cada passo.
Discos da fase: 034, 042, 061, 062, 069, 070, 077, 110, 121, 137.
Chefe (Cópia X MK2): Espero que já tenha um E-Tank preparado para este combate. Seus golpes irão variar à medida que seu corpo muda de cor. Acerte-o com armas carregadas o máximo que puder. Seus golpes são rápidos, mas fáceis de escapar quando se mantém uma certa distância. O maior problema aqui é quando ele executa o movimento do pilar de luz, recarregando boa parte da energia. Manter-se nos locais mais altos da sala irá ajudá-lo a escapar da maioria de seus ataques.

- 3ª Etapa

Missão 11: A combinação com a elemental da eletricidade é altamente recomendável nesta fase. Use ataques elétricos nos pilares para acender as luzes e facilitar o trajeto.
Discos da fase: 004, 056, 064, 078, 082, 095, 124, 149, 150 -C155.
Sub-chefe (Máquina-olho): Sem problemas, fique na parte inferior contra o ataque de gelo e na superior contra o de fogo. O melhor local aqui é exatamente onde você fica ao entrar na sala, assim você nem precisa se preocupar com os inimigos giratórios.
Disco 004: na segunda parte com barras de ferro, vire a alavanca para a direita para mudar a direção do movimento das barras. Use-as para alcançar a parte superior esquerda da área (tomando cuidado com as bombas) e pule da parede da direita para a área à esquerda que contém uma vida e o Disco.
Chefe (Cubit Foxtar): Este combate exigirá o máximo de sua atenção. Procure sempre estar o mais distante possível, a fim de conseguir se desviar de suas bolas de fogo. A fraqueza dela é contra a elemental da eletricidade. Quando ela se transformar em várias bolas de fogo, procure ficar no meio da tela (use o dash), e assim que as bolas em movimento descerem pela segunda vez, escale uma das paredes o mais rápido possível, para escapar do ataque ileso.

Missão 12: Explore bem as áreas da fase, há itens espalhados por toda a parte.
Discos da fase: 003, 025, 029, 046, 060, 086, 103, 123, 130, 162.
Disco 003: Na primeira parte da fase, preste atenção no "inimigo na plataforma" que surge à direita da tela e some em uma passagem escondida pela neve, entre na passagem e procure acertar a caixa que está escondida, liberando o Disco.
Sub-chefe (Minhoca do gelo): Use a combinação da elemental do fogo contra ela.
Chefe (Glacier Le Cactank): A elemental do fogo facilitará o trabalho. Mantenha-se distante, e aproxime-se somente quando for atacá-lo. Seus movimentos são lentos, isso torna ele um inimigo menos perigoso.

Missão 13: A primeira parte exigirá de você uma certa paciência. Evite ficar na água quando o nível estiver elevado, ou você será eletrocutado. Atenção ao chegar à sala do computador, use-o para verificar as 4 portas escolhidas, infelizmente não há uma seqüência fixa, é aleatório. Procure memorizar cada porta (sua cor, a cor da que está à esquerda, da que está á direita, etc...). Mas por que isso? Porque estas 4 portas são as únicas na qual você deverá entrar, ao chegar na parte da série de portas no final da fase. Se entrar em algum porta errada, terá seus pontos afetados no final da missão. Ao entrar na última das 4 portas, o chefe aparecerá.
Discos da fase: 010, 016, 017, 018, 033, 043, 051, 094, 096, 125.
Chefe (Volteel Biblio): Ele é relativamente fácil, ficará boa parte do tempo fora da tela, atirando bolas de energia fáceis de se desviar. Use a combinação com a elemental do gelo, e acerte-o com ataques carregados o máximo que puder quando ele aparecer. Procure não demorar muito, ou a série de ataques que ele fizer poderá complicar as coisas.

Missão 14: Esta fase é longa, porém fácil. Explore bem a primeira parte da fase à procura de Discos.
Discos da fase: 027, 041, 045, 054, 080, 088, 122, 129, 144, 148.
Sub-chefe (Robô da plataforma): Use ataques carregados e combinados à elemental da eletricidade, isso irá detê-lo por alguns instantes, repita até acabar com ele.
Chefe (Tretista Kelverian): Seus ataques elementais não causarão efeito contra ele. O ponto forte desde inimigo é a resistência. Simplesmente não pare de atacá-lo. Seus movimentos são lentos, o problema será quando ele charmar os "cães" para ajudá-lo. Esteja pronto para usar o dash várias vezes, além do Recoil Rod para deter alguns de seus ataques.

Ao vencer os 4 chefes, saia da sala de comando pela esquerda e entre na sala logo à esquerda. Você encontrará Harpuia. Depois do diálogo, volte, fale com Ciel e escolha a segunda opção. Ela lhe dirá uma breve história sobre Omega.

- Etapa Final

Missão 15: Há um detalhe importante sobre esta fase, você terá a possibilidade e enfrentar um temível inimigo do primeiro game, Phantom. Para ter a oportunidade de enfrentá-lo, ative o Cyber Espaço assim que encontrar a porta, e ao chegar à parte com plataformas e espinhos, alcance a porta localizada na parte superior esquerda desta área. Ao entrar, você encontrará uma cápsula na sala, entre nela para ser transportado para um combate contra Phantom. Outro detalhe sobre a fase, a segunda parte é a melhor para recarregar os E-Tanks, destrua os inimigos e colete as power-ups.
Discos da fase: 006, 036, 038, 081, 083, 087, 142, 143, 163, 180.
Disco 006: Vença Phantom para conseguir o disco. Ele contém a habilidade de todos os outros Armor Chips (para as pernas).
Sub-chefe (Phantom): Seus golpes continuam rápidos, como no outro game. As maiores ajudas que você terá aqui serão os E-Tanks e o Armor Chip com habilidade para o dash (aquele com o desenho de um boneco), com ela você se tornará invencível enquanto executa um dash (na verdade, ela será de grande ajuda em todo o resto do game).
Chefe (Bebês Elfs): A estratégia é a mesma aplicada no combate anterior.

Missão 16: Como sempre, no caminho você enfrentará novamente alguns chefes do jogo, as estratégias são as mesmas.
Discos da fase: 011, 019, 020, 097, 126, 151, 164, 177, 178, 179.
Chefe 1 (Omega): Seus movimentos não mudaram muito com relação ao primeiro combate, só procure não ser atingido, e economizar energia para os combates a seguir. Talvez o ataque da espada seja mais perigoso, ela acertará no exato local em que você estiver, e atente-se ao terceiro ataque, onde serão arremessados blocos de pedra para os dois lados.
Chefe 2 (Omega): Este sim dará um certo trabalho. A habilidade do dash será quase indispensável neste combate, (de preferência, equipe-se com o Armor Chip adquirido com Phantom, obtendo assim todas as habilidades de uma vez). Esteja pronto para qualquer ataque que ele executar, um erro aqui pode ser fatal. O ataque do canhão com 3 bolas de energia podem ser facilmente evitados com um pulo duplo ou um dash especial (equipado com o Armor Chip). Os ataques com bolas de energia podem ser desviados em alguns movimentos com dash especial, já o laser ataca em 3 posições diferentes, mas só uma poderá te atingir. O ataque mais preocupante é o do canhão laser, que surge no topo da tela e desce rapidamente, você pode arriscar um dash especial para escapar. Outra maneira, porém muito arriscada, de escapar deste ataque é usando o pequeno canto à direita na plataforma em que você se encontra, só assim você estará em um local baixo o suficiente para não ser atingido. Acerte-o o máximo que puder com suas armas carregadas, e tome muito cuidado com o uso dos E-Tanks, eles podem ser muito úteis no combate final que virá.
Chefe final (Original Zero): A melhor coisa a fazer aqui é manter distância dele a qualquer custo, evitando seus ataques mais poderosos com o sabre. Use o Z-Buster carregado para ataques à distância, e armas de curto alcance sempre que tiver chance de atingi-lo. Seja paciente e rápido, para ter sucesso neste combate.

FIM

--------------------

fonte - http://www.megarockman.hpg.ig.com.br/passo_mmz3.htm

5 comentários:

LukasKnight disse...

Mano como eu consigo usa o Omega ( ou o Zero Original) para jogar?

zero disse...

prescisa do hack é o megaman zero 3 so que omega hack no 4 shared tem ou no youtube tem um cara que passa o link o nome dele é rockman zerozerozero

Anônimo disse...

só tem 1 energy tank?

Anônimo disse...

ou ainda tem as cyber-elfs que criam um?

Anônimo disse...

não estou conseguindo acessar as missões a ciel so fica dizendo manage data ou save data